quarta-feira, 3 de junho de 2015

Resenha / Os Mistérios do Castelo de Udolfo de Ann Radcliffe


Sinopse 

Os Mistérios de Udolfo foi publicado no verão de 1794 e é a quarta novela mais famosa da autora. A trama conta as aventura da jovem francesa Emily St. Aubert que sofre, entre outras calamidades, a morte de seu pai, terrores sobrenaturais em um sombrio castelo, e as maquinações de um bandido italiano. Após a morte do pai, Emily é encerrada no castelo Udolfo, nas mãos do Sr. Montoni, um criminoso italiano que se casou com sua tia, madame Cheron. O romance de Emily com Valancourt, jovem que conheceu em uma viagem para a suíça com seu pai, fica frustrado por Montoni e outros. Emily quer descobrir também uma explicação da misteriosa relação entre seu pai e a marquesa de Villeroi, um mistério que parece ter algo que ver com o castelo Udolfo. ( Fonte: Skoob)


Este livro foi o primeiro que li este ano,  pelo que eu andei vendo pela internet a maioria das pessoas chegam até ele pela indicação presente no livro " A Abadia de Northanger" da Jane Austen, bem... este não foi o meu caso, na verdade vou tomar o caminho inverso vou ler a Abadia por causa deste.
Para a minha surpresa Jane Austen não foi a única a citar este livro e a citar a Ann Radclifffe, na verdade esta autora influenciou outros escritores,  seus livros e seu estilo precursor do gótico fez bastante sucesso na época.


Numa época em que os romances tinham uma forte presença moralista, Ann inovou com a inclusão de uma face negra, de horror, mistério e  sobrenatural.
Mas a história não é só isso, não é uma história de terror, antes de mais nada é uma história de amor, com algumas características medievais, com singeleza, com costumes da época.
Não pense que vai ler um terror tipo os contemporâneos, para entender este livro é preciso se transportar para os anos de 1794, é preciso se ambientar, imaginar-se numa poltrona perto de uma lareira lendo um livro a luz de velas.
Penso nesses mistérios como algo ingenuo, coisas que nos dias atuais não provocariam medo, já que hoje o medo já foi tão explorado que é preciso ir cada vez mais fundo, ser mais explicito, ser mais pesado para que seja provocado tal sentimento, na época não, uma vela que se apagava sozinha, um barulho vindo da floresta, um vulto que alguém achou que viu, era o suficiente para provocar aquele frio na espinha.
Como disse anteriormente não foi só Jane Austen quem citou este livro mas também ouvi dizer ( não posso confirmar, pois ainda não li) que ele está presente no livro "Calafrio" de Henry James.
Mas... voltando ao assunto, encontrei este livro porque amo a literatura inglesa e as vezes, para não dizer muitas vezes, pesquiso sobre diversos autores e obras, foi assim que cheguei aos Mistérios do Castelo de Udolfo.


A Menina Órfã 

Emília, nossa protagonista, é uma jovem de princípios, perde a mãe logo nas primeiras páginas do livro, e sai com o pai para uma viagem, apesar de todos os problemas, Emilia é cercada de amor e vive bem com a família.

"Todo o seu amor se concentrou na única filha que lhe restava. Desde muito pequena, Emília demonstrara rara delicadeza de sentimentos, um coração afetivo e muita bondade, qualidades estas prejudicadas por exaltada sensibilidade e uma susceptibilidade que, no futuro, lhe seriam muito prejudiciais. Com a idade, estas disposições tomaram um cunho melancólico, emprestando–lhe uma graça pensativa, que a tornava ainda mais interessante. Contudo, o pai, pressentindo o perigo, esforçou–se por lhe fortificar o caráter, habituando–a a dominar os primeiros impulsos e a suportar com calma as vicissitudes da vida"


Um amor incondicional


Durante a viagem Emília conhece Valancourt, que passa a ser sua referencia e fonte de admiração, um amor profundo nasce entre os dois mas impossível de ser vivido.


"Valancourt e Emília entendiam–se cada vez melhor e ela não podia enganar–se sobre as sensações que também compartilhava.

  Saint–Aubert, fingindo preocupar–se com os livros, contemplava, tristemente, os dois jovens, tão simples, tão nobres, tão em harmonia com a natureza que os rodeava, e que não podiam conceber a felicidade senão no enlace dos seus corações puros."


O Castelo

O Castelo de Udolfo é parte central na história, lá coisas estranhas acontecem a todo tempo, é localizado num lugar isolado, em meio a uma floresta, será um refugio e uma prisão.

"Emília examinou o castelo quase com pavor. O estilo pesado da arquitetura, as escuras e altíssimas muralhas davam–lhe aspecto imponente e terrível. A claridade do 'crepúsculo desaparecia pouco a pouco, tingindo as muralhas de púrpura. Em breve, porém, se apagou e castelo, montanhas e florestas, tudo ficou envolto em sombras."

Os Mistérios

Permeiam toda a história, são velas que se apagam sozinhas, vultos nos corredores, músicas que surgem no meio da floresta de madrugada, pinturas terríveis que não podem ser vistas sem causarem um dano psicológico.

"— Dizem que ... santo Deus! Dizem que neste quarto aparecem fantasmas.

  — Fantasmas muito habilidosos, que sabem correr ferrolhos — replicou Emília, sorrindo para ocultar o seu terror — Ontem à noite deixei aquela porta aberta e hoje de manhã encontrei–a fechada. Sabes se algum criado a fechou antes de eu me levantar?"


Os dramas

Nossa "mocinha" sofre horrores, mas se mostra forte e corajosa e vai até o fim sem trair seus princípios.

"Emília conseguira fugir à perseguição de Varezzi, fechando–se nos seus aposentos. Por vezes, atrevia–se a passear no corredor, mas o homem nunca mais apareceu." 


A História dentro da história

O Livro é cheio de personagens secundários que são explorados pela autora e deixam suas marcas no livro.
Um deles simplesmente lê um livro para passar o tempo, o que achei ótimo, porque ele lê este livro, a história é suspensa por um momento e lemos com ele, e a autora nos presenteia com uma outra pequena história.

O final

Foi digno do estilo das histórias da época sendo coerente com a trama.


Na minha opinião o livro foi ótimo, recomendo e dou cinco estrelas.

Para quem ficou interessado fiquei sabendo que está previsto um lançamento pela editora Pedra azul para este ano de 2015, segue o link.


Depois do final do livro, uma surpresa... uma lista de livros recomendados, numa outra oportunidade mostro aqui num post.

Todos os livros que dou cinco estrelas entram para minha lista de favoritos e assim finalizo.




2 comentários:

  1. Ameiii a resenha, não conhecia o livro mais agora fiquei bastante curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara, que bom que gostou, o livro é realmente muito legal. Bjs

      Excluir

Resumo - Os Lobos dentro das paredes/ Neil Gaiman

Essa postagem é um resumo, então terá spoilers, não leia se não quiser saber detalhes sobre a obra É um livro infantil, com uma fábul...